O deputado estadual Jorge Felippe Neto (Avante) apresentou, um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de torneiras de água potável para animais em espaços públicos do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), prevê a instalação de torneiras em praças, parques, praias, rodovias, ciclovias e outros espaços públicos de uso coletivo. As torneiras deverão ser instaladas a uma altura acessível a animais de pequeno, médio e grande porte.
A instalação das torneiras deverá ser realizada pelo Poder Executivo Estadual, em parceria com os municípios.
“A instalação de torneiras de água potável para animais em espaços públicos é uma medida importante para garantir o bem-estar dos pets”, disse o deputado Jorge Felippe Neto. “Os animais de estimação, assim como os humanos, precisam de água para se manterem hidratados, principalmente em dias quentes.”
O projeto de lei ainda está em fase inicial de tramitação na Alerj. Se aprovado, entrará em vigor em 90 dias após a sua publicação.
A reação da população
A notícia da apresentação do projeto de lei foi recebida com entusiasmo pela população do Rio de Janeiro. Em redes sociais, moradores da cidade comemoraram a iniciativa do deputado.
“É uma ótima ideia”, disse um morador do Rio de Janeiro. “É importante cuidar dos animais, mesmo que sejam de rua.”
“Agora os pets vão poder se refrescar com água potável”, disse outro morador. “É uma medida simples, mas que faz a diferença.”
O que você acha do projeto de lei?