Deputado Estadual Jorge Felippe Neto cobra soluções para saneamento básico, estação de esgoto ETE, Aruruama, São Pedro da Aldeira, Cabo Frio

O deputado estadual Jorge Felippe Neto fez duras cobranças à concessionária Prolagos em relação à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Após Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de São Pedro, com a participação da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, o parlamentar destacou a necessidade de garantir que a expansão da unidade resulte em benefícios reais para a população e para o meio ambiente. Veja aqui todos ofícios encaminhados e denúncias.

“Precisamos de mais transparência e compromisso da concessionária. A ampliação da ETE é essencial, mas não pode ser apenas um projeto no papel. É fundamental que a qualidade do tratamento de esgoto seja aprimorada para evitar impactos negativos na Laguna de Araruama, um dos nossos patrimônios naturais mais valiosos”, afirmou Jorge Felippe Neto.

A Laguna de Araruama sofre há anos com o despejo irregular de efluentes, problema que afeta a pesca, o turismo e a qualidade de vida dos moradores da região. O deputado exigiu que a Prolagos intensifique as ações de fiscalização e adote medidas mais eficazes para garantir que o esgoto tratado esteja de acordo com os padrões ambientais exigidos. Veja aqui a resposta da concessionária.

A concessionária, por sua vez, afirmou que as obras estão em ritmo acelerado e que o projeto prevê uma melhoria significativa na eficiência do tratamento, reduzindo os impactos ambientais. No entanto, Jorge Felippe Neto enfatizou que continuará acompanhando de perto o andamento dos trabalhos e cobrando soluções efetivas.

Além disso, na última semana, o deputado se reuniu com Sinval Andrade, presidente da Pró Lagos, para tratar do saneamento na região dos Lagos. Segundo ele, essa pauta já foi tema de quatro audiências públicas em 2023, além de uma audiência recente realizada pela Câmara de São Pedro.

O parlamentar destacou que prazos e objetivos estão sendo encaminhados para iniciar as melhorias na Estação de Tratamento da Praia do Siqueira e na galeria de cinturão da lagoa, medidas essenciais para a proteção da Laguna de Araruama. Ele reforçou que a preservação dos corpos hídricos, da pesca, do turismo e da economia local deve ser prioridade.

“Eu, como presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, não sairei da frente de batalha pela qualidade de vida dessa população que não aguenta mais promessas. Estamos juntos até o fim!”, declarou Jorge Felippe Neto.

“Não podemos aceitar que investimentos sejam feitos sem que haja um retorno concreto para a população e para o meio ambiente. Vamos continuar fiscalizando e cobrando para que a Laguna de Araruama seja tratada com o respeito que merece”, concluiu o deputado.

One Comment

  1. Segundo a OMS dados de 2023 morrem no Brasil anualmente cerca de 01(um) milhão de pessoas por falta de Saneamento Básico e o processo em tempo seco ocorre cometendo crime ambiental pois usa os canais de águas naturais indevidamente para conduzir esgoto e em caráter temporário e com tratamento insuficiente Exmo. Deputado pois o minimo de eficiencia nos Estados de Minas Gerais e do Paraná com índices de eficiência minima para lançamento em corpos d’água que chega a 98% e a Lei Conama 430/ 2011 é permissiva e comprometedora com a exigência de suficiência de 60% e na verdade estas Concessionárias do Estado do Rio de Janeiro em media no ” Tempo Seco” mal atingem 40% e a Laguna é uma fonte pesqueira e de balneários que poluída causa sérios prejuizos aos municípios do seu entorno. Outrossim Exmo Deputado venho pesquisando junto a Fiocruz-RJ e nesses últimos 30 anos tenho obtido resultados de 100% de eficiência em processos de implantação de ETEs Biologicas que segundo especialistas do 20○ Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria Sanitária e tendo instalado mais de uma centena de estações, poderá ser util não só no RJ mais em varios locais brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *