Deputados pedem CPI

Os deputados estaduais Jari (PSB) e Jorge Felippe Neto (AVANTE) protocolaram, na tarde desta terça-feira (31), um pedido de CPI para investigar a poluição da CSN em Volta Redonda.

O pedido foi feito em caráter de urgência, com o objetivo de apurar as causas da poluição da CSN, as responsabilidades da empresa e as medidas que serão tomadas para evitar que a população continue sendo prejudicada.

“É preciso que a verdade seja esclarecida e os responsáveis sejam punidos”, disse Jorge Felippe Neto.

A CSN é uma empresa siderúrgica que tem uma unidade em Volta Redonda. Nos últimos anos, a empresa tem sido alvo de denúncias de poluição.

Em 11 de maio, uma nuvem de cor laranja atingiu a cidade de Volta Redonda. Deixando a população preocupada, de acordo com a CSN, a fumaça emitida, por cerca de 5 minutos, durante a fabricação de aço na fábrica, não era tóxica. O motivo da coloração foi a queda inesperada de aço sólido no sistema de captação do material.

A CSN foi multada em R$ 1 milhão pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) por causa do acidente.

O pedido de CPI será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Se aprovado pela CCJ, o pedido será encaminhado para votação em plenário.

Veja o vídeo:

Reação da população

A notícia do pedido de CPI foi recebida com entusiasmo pela população de Volta Redonda. Em redes sociais, moradores da cidade comemoraram a iniciativa dos deputados.

“É um passo importante para que a verdade seja esclarecida e os responsáveis sejam punidos”, disse um morador de Volta Redonda.

“Estamos cansados de sermos tratados como cobaias pelas empresas”, disse outro morador de Volta Redonda. “A CPI é uma chance de fazer justiça.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *